Papa Leão XIV: Novo pontífice assume o trono de Pedro com espírito missionário e sinodal
Publicada em 09/05/25 às 12:38h - 2 visualizações
por RCC BRASIL
Compartilhe
Link da Notícia:
Papa Leão XIV: Novo pontífice assume o trono de Pedro com espírito missionário e sinodal (Foto: RCC BRASIL)
Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, pouco depois das 18 horas no horário de Roma, aqui no Brasil pouco mais de 13 horas, a tão esperada fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina. Era o anúncio ao mundo que o sucessor de Pedro havia sido escolhido. O Conclave elegeu o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como o 267º Papa da Igreja Católica após quatro escrutínios. O novo Papa escolheu o nome Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e o primeiro papa pertencente à Ordem Agostiniana.
Nascido em Chicago, Illinois, em 14 de setembro de 1955, o novo Papa tem uma bagagem espiritual fortalecida e estruturada tanto nas periferias do Peru quanto nos corredores do Vaticano. Assim, a eleição de Leão XIV representa a escolha de um líder de perfil pastoral, com uma trajetória missionária e aberto ao diálogo entre culturas.
Um Papa missionário e global
Leão XIV ganhou muito destaque por sua atuação missionária no Peru, onde viveu por décadas e desempenhou múltiplas funções: pároco, professor, formador, vigário judicial e bispo da Diocese de Chiclayo. Essa experiência e vivência no Peru o aproximou da realidade dos povos latino-americanos moldando sua sensibilidade pastoral voltada aos pobres, migrantes e excluídos. Perfil este que está muito próximo dos ensinamentos de seu antecessor, Papa Francisco, a quem ele fez questão de agradecer em seu primeiro discurso.
Em um gesto inédito na história dos pronunciamentos papais, Leão XIV falou não apenas em italiano, como é tradição, mas também em espanhol, momento em que o Papa evidenciou a importância de uma Igreja “missionária e sinodal”, voltada ao encontro e ao diálogo.
A escolha do nome Leão XIV foi muito celebrada e evidenciada. O último papa com esse nome foi Leão XIII (1878–1903), reconhecido por lançar as bases da Doutrina Social da Igreja. Ao adotar esse nome, o novo pontífice pode estar expressando sua intenção de atualizar os pilares dessa doutrina, voltada à dignidade do trabalho e à justiça social, e de fortalecer a abertura à ação do Espírito Santo na vida da Igreja.
Leão XIII foi um grande incentivador da devoção ao Espírito Santo, atendendo aos apelos de Santa Elena Guerra, e escreveu a encíclica Divinum Illud Munus, a primeira dedicada exclusivamente à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Em um gesto profético, na noite de 31 de dezembro de 1900, entoou o hino Veni Creator Spiritus e consagrou o século XX ao Espírito Santo. Esse ato é considerado um marco espiritual que antecedeu o surgimento da Renovação Carismática Católica no mundo, florescendo décadas depois como expressão viva da efusão do Espírito na Igreja.
Um construtor de pontes
Robert Francis Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Matemáticas pela Universidade Villanova, mestrado em Teologia, e doutorado em Direito Canônico pelo Pontifício Colégio São Tomás de Aquino, em Roma.
Em sua trajetória, atuou como prior provincial da Ordem Agostiniana nos Estados Unidos e, em seguida, também foi eleito prior geral, cargo que ocupou por dois mandatos entre 2001 e 2013. Retornando ao Peru, foi nomeado administrador apostólico e posteriormente bispo de Chiclayo. Sua liderança junto à Conferência Episcopal Peruana, especialmente durante momentos críticos da política nacional, demonstrou sua capacidade de articulação e compromisso com a estabilidade e o bem comum.
Ascensão ao Vaticano
Em janeiro de 2023, o Papa Francisco o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação episcopal em todo o mundo, ou seja, um dos cargos mais estratégicos da Cúria Romana. Em setembro do mesmo ano, foi elevado ao cardinalato e assumiu a Igreja Titular de Albano. Até a morte de Francisco, Prevost foi membro de sete dicastérios e da Comissão para o Governatorato (Comissão para a Governança) do Estado da Cidade do Vaticano.
Reconhecido por sua humildade e simplicidade, Prevost chegou a afirmar, ainda como cardeal, que “o bispo não deveria ser um pequeno príncipe sentado em seu reino”, defendendo uma liderança eclesial próxima do povo, servidora e despojada.
Com um coração agostiniano, alma missionária e mente aberta ao diálogo, Papa Leão XIV assume o trono de Pedro com a missão de conduzir a barca da Igreja rumo às novas margens da história.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.