(43)988612351

NO AR

A Tarde é Nossa

Com Marquinho Momesso

Mundo

Papa nas paróquias da periferia de Roma para sentir a proximidade do bispo

Nesta segunda-feira (10/06), em pronunciamento espontâneo dentro do discurso proferido na prefeitura de Roma, em vista do Jubileu 2025, Francisco compartilhou sua alegria em visitar as paróquias da periferia da capital italiana

Publicada em 10/06/24 às 11:45h - 5 visualizações

por Vatican News


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Papa nas paróquias da periferia de Roma para sentir a proximidade do bispo  (Foto: Vatican News )
Nesta segunda-feira (10/06), em pronunciamento espontâneo dentro do discurso proferido na prefeitura de Roma, em vista do Jubileu 2025, Francisco compartilhou sua alegria em visitar as paróquias da periferia da capital italiana "para que sintam que o bispo está perto delas, porque é muito fácil estar perto do centro - eu estou no centro -, mas ir visitar as periferias é a presença do bispo lá". Nesta terça (11/06) ele segue o ciclo de encontros com o clero, na Universidade Pontifícia Salesiana.

ndressa Collet - Vatican News

“E é por isso que eu gosto de visitar as paróquias de periferia, para que sintam que o bispo está perto delas, porque é muito fácil estar perto do centro - eu estou no centro -, mas ir visitar as periferias é a presença do bispo lá.”

Assim o Papa explicava a importância do governo municipal de Roma direcionar a atenção à melhoria dos serviços de acolhimento de peregrinos e turistas tanto do centro como da periferia em vista do Jubileu 2025. "Roma é única", enalteceu Francisco em discurso na manhã desta segunda-feira (10/06) na Sala Júlio César da prefeitura, quando voltou a visitar o Capitólio após 5 anos. A cidade precisa continuar a ser acolhedora e generosa, ainda disse o Pontífice, que tem procurado fazer o mesmo com a sua Igreja em saída, ao visitar tanto as famílias da periferia com os encontros da “Escola de Oração” como os sacerdotes, além das visitas com párocos, vice-párocos e reitores da região central de Roma.

A presença do Papa nas periferias

Francisco tem valorizado as belezas do clero da sua diocese. O bispo de Roma, em 14 de maio, esteve com os padres de mais de 40 anos de sacerdócio. Em 29 de maio, Francisco foi até a região portuense da capital italiana para encontrar 90 sacerdotes com até 10 anos de ordenação.

Como já anunciado pelo Vicariato de Roma, nesta terça-feira, 11 de junho, o Pontífice segue o ciclo encontros com uma conversa reservada sobre temas sobretudo pastorais com os sacerdotes de idade "média" do clero romano, entre os 11 e 39 anos de ordenação, na Universidade Pontifícia Salesiana. O Papa, como procura recomendar também aos bispos que recebe no Vaticano em visita ad Limina, tem recomendado as “quatro proximidades” a serem vividas no dia a dia: “proximidade com Deus, proximidade com o bispo, proximidade uns com os outros em fraternidade e proximidade com o povo de Deus”.

O encontro de Francisco na Pontifícia será o terceiro com o clero da sua diocese, dividido por tempo de ordenação. "É um sinal muito bonito de atenção, uma atitude de escuta e confronto sobre questões pastorais e existenciais”, já comentou oportunamente, dom Baldo Reina, vice-gerente da Diocese de Roma. 

De setembro de 2023 até o início de maio, Francisco chegou a visitar diversos bairros de Roma para encontrar párocos, vice-párocos e reitores da região central de Roma, que compreende 38 paróquias. O Pontífice foi acolhido nos bairros Primavalle, Villa Verde, Acilia e Casal Monastero para um livre diálogo de perguntas e respostas para conhecer as realidades que animam a diocese. Ouviu sobre os desafios, dificuldades, mas também riquezas, gratificações e boas obras em uma diocese que se tornou “território de missão” e que "sempre faz muito bem a um bispo", como o próprio Papa já disse várias vezes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 988612351

Visitas: 394100
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - RADIO E TV PENTECOSTES - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988612351
Converse conosco pelo Whatsapp!