(43)988612351

NO AR

Santo Terço

radiopentecostes.com

Mundo

Papa faz 3 nomeações para o Brasil

Nesta quarta-feira (13), Francisco aceitou uma renúncia e fez três nomeações para o Brasil. A arquidiocese de Aracaju, a prelazia de São Félix e a diocese de Bom Jesus da Lapa receberão novos bispos.

Publicada em 13/03/24 às 12:01h - 10 visualizações

por Vatican News


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Papa faz 3 nomeações para o Brasil  (Foto: Vatican News)

Vatican News


O Santo Padre nomeou dom Josafá Menezes da Silva como arcebispo metropolitano de Aracaju, transferindo-o da sede metropolitana de Vitória da Conquista. Até esta nomeação, o governo pastoral da Arquidiocese de Aracaju estava sob a responsabilidade de dom Vitor Agnaldo de Menezes, bispo diocesano de Propriá, nomeado pelo Papa Francisco para o ofício de administrador apostólico, logo após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João José Costa, em julho de 2023.

Biografia de dom Josafá Menezes da Silva

Dom Josafá Menezes da Silva nasceu em 2 de janeiro de 1959 em Salinas da Margarida, na arquidiocese de São Salvador da Bahia, no Estado da Bahia. Estudou Filosofia na Universidade Católica de Salvador-BA e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e mais tarde obteve a Licenciatura e o Doutorado em Antropologia Teológica na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1989, incardinando-se na arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Ocupou os seguintes cargos: pároco de São João Batista em Salvador-BA; vice-reitor e depois reitor do Seminário Propedêutico; vigário forâneo; ecônomo arquidiocesano adjunto; professor da Universidade Católica de Salvador-BA e do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família (seção Salvador-BA).

Em 12 de janeiro de 2005, foi nomeado bispo titular de Gummi di Bizacena e bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, tendo sido ordenado bispo em 10 de março seguinte. Transferido em 15 de dezembro de 2010 como bispo de Barreiras, foi nomeado arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista em 6 de outubro de 2019.

Como parte do Regional Nordeste 3 da Conferência Episcopal Brasileira, é presidente da Comissão de Comunicação.

Nomeação para a prelazia de São Félix, no Mato Grosso

O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Prelazia Territorial de São Félix (MT) apresentada por dom Adriano Ciocca Vasino, e nomeou o pe. Lucio Nicoletto, do clero de Pádua (Itália) e fidei donum na diocese de Roraima como bispo prelado de São Félix.

Biografia de pe. Lucio Nicoletto

Padre Lucio Nicoletto nasceu em 18 de agosto de 1972 em Este, diocese de Pádua (Itália). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário de Pádua e obteve a Licenciatura em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-RJ.

Foi ordenado sacerdote em 7 de junho de 1998 e incardinado na diocese de Pádua.

Ocupou os seguintes cargos: vigário paroquial em Selvazzano Dentro (1998-2001) e animador vocacional (2001-2005); sacerdote fidei donum no Brasil (desde 2005); reitor do Seminário Diocesano, responsável pela Pastoral Vocacional e membro do Colégio de Consultores na diocese de Duque de Caxias-RJ (2005-2016). Desde 2016 é vigário geral da diocese de Roraima-RR, da qual também foi administrador diocesano durante a vacância, em 2022.

Nomeação do bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia

O Santo Padre nomeou bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), dom Rubival Cabral Britto, O.F.M. Cap., transferindo-o da diocese de Grajaú (MA).

Biografia de dom Rubival Britto

Dom Rubival Cabral Britto, O.F.M. Cap., nasceu em 21 de julho de 1969 em Jaguaquara, na diocese de Jequié, no Estado da Bahia. Estudou Filosofia em Ilhéus-BA e Teologia na Universidade Católica do Salvador-BA.

Em 31 de janeiro de 1993, fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 2000.

Exerceu os seguintes cargos: promotor vocacional; formador do postulantado e pós-noviciado; secretário e ecônomo provincial; administrador paroquial; definidor provincial para as missões; mestre de noviços; ministro provincial; diretor do Colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista-BA.

Em 7 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo de Grajaú e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2017.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 988612351

Visitas: 381526
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - RADIO E TV PENTECOSTES - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988612351
Converse conosco pelo Whatsapp!