(43)988016280

NO AR

Som do Céu

radiopentecostes.com

Mundo

Francisco: caminhar na história atraídos pelo sonho de Deus

O sonho de Deus de \"uma humanidade sem muros de separação, libertada da inimizade\". Deus \"nos chama a não nos resignarmos com um mundo dividido, com comunidades cristãs divididas\", disse o Papa em seu último discurso em terras cipriotas.

Publicada em 03/12/21 às 13:48h - 6 visualizações

por Vatican News


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Francisco: caminhar na história atraídos pelo sonho de Deus  (Foto: Vatican News)

Mariangela Jaguraba - Vatican News

A oração ecumênica com os migrantes na Igreja paroquial de Santa Cruz, em Nicósia, nesta sexta-feira (03/12), foi o último compromisso público do Papa Francisco em terras cipriotas.

"Sinto uma grande alegria por estar aqui com vocês e concluir a minha visita a Chipre com este encontro de oração", disse Francisco, agradecendo especialmente aos jovens migrantes pelos seus testemunhos.

Uma comunidade que encarna o sonho de Deus

Depois de ouvi-los, compreende-se melhor "a força profética da Palavra de Deus, que diz através do apóstolo Paulo: «Já não são estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos e membros da casa de Deus»", disse o Papa.

Esta é a profecia da Igreja: uma comunidade que – com todas as suas limitações humanas – encarna o sonho de Deus. Pois Deus também sonha, como você, Mariamie, que vem da República Democrática do Congo e se define «cheia de sonhos». Como você, Deus sonha um mundo de paz, onde os seus filhos vivam como irmãos e irmãs.

O ódio poluiu as nossas relações entre cristãos

A seguir, Francisco disse que os testemunhos dos irmãos e irmãs migrantes "são como um «espelho» para nós, comunidades cristãs". Thamara, que vem de Sri Lanka, disse que os migrantes não são "números, indivíduos a catalogar", mas "irmãos, amigos, fiéis, próximos uns dos outros". Maccolins, que vem dos Camarões, disse que durante sua vida, foi «ferido pelo ódio». "Ele nos lembra que o ódio poluiu também as nossas relações entre cristãos. E isto deixa marcas, marcas profundas que perduram por muito tempo. Trata-se de um veneno, do qual é difícil desintoxicar-se. É uma mentalidade distorcida que, em vez de nos fazer reconhecer como irmãos, faz-nos ver como adversários, como rivais", frisou o Papa.

Caminhar do conflito para a comunhão

Rohz, proveniente do Iraque, disse que é "uma pessoa em viagem". Segundo o Papa, ele nos lembra "que também nós somos comunidade a caminho, caminhamos do conflito para a comunhão.

Neste caminho, que é longo e feito de subidas e descidas, as diferenças entre nós não nos devem causar medo, mas sim os nossos fechamentos e preconceitos, que impedem de nos encontrarmos verdadeiramente e de caminharmos juntos. Os fechamentos e os preconceitos reconstroem entre nós aquele muro de separação que Cristo derrubou, ou seja, a inimizade.

"Jesus vem ao nosso encontro com o rosto do irmão marginalizado e descartado; com o rosto do migrante desprezado, repelido, engaiolado, mas também do migrante que está em viagem rumo a algo, rumo a uma esperança, rumo a uma convivência mais humana", disse ainda Francisco.

Uma humanidade sem muros de separação

Segundo o Papa, Deus "nos chama também a não nos resignarmos com um mundo dividido, com comunidades cristãs divididas, mas a caminhar na história atraídos pelo sonho de Deus: uma humanidade sem muros de separação, libertada da inimizade, sem mais estrangeiros, mas apenas concidadãos".

Francisco concluiu, desejando que esta ilha, "marcada por uma dolorosa divisão", possa "se tornar com a graça de Deus um laboratório de fraternidade", onde o sonho de Deus "se traduza numa viagem diária, feita de passos concretos, do conflito à comunhão, do ódio ao amor".

Fonte Vatican News




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 98801-6280

Visitas: 74679
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2022 - radiotvpentecostes@gmail.com - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988016280