(43)988612351

NO AR

Som do Céu

radiopentecostes.com

Mundo

Reitor do Santuário de Fátima pede partilha e solidariedade com os idosos

Padre Carlos Cabecinhas presidiu a missa dominical na Cova da Iria; Sacerdote recordou avós e idosos

Publicada em 26/07/21 às 10:33h - 125 visualizações

por Canção Nova


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Reitor do Santuário de Fátima pede partilha e solidariedade com os idosos  (Foto: Canção Nova)

O reitor do Santuário de Fátima alertou neste domingo, 25, para a indiferença e as diversas formas de abandono dos mais velhos. A homilia do padre Carlos Cabecinhas foi proferida durante a  missa dominical na Cova da Iria. Na data foi celebrada de forma especial o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. 

“Este é um dia que nos lembra que devemos dar graças a Deus pelos nossos avós, vivos ou já defuntos, e rezar por eles”. Com esta frase o sacerdote salientou as inúmeras ocasiões em que devemos lembrar dos mais velhos. Os idosos “sofreram particularmente” durante a pandemia. Isso, por conta da “solidão”, pelas “dificuldades materiais” ou pela “doença”.

A celebração, apontou o presbítero, recordou os mais idosos que vivem em dificuldades. “Aqueles que por causa da pandemia têm experimentado a solidão; aqueles que pela doença são abandonados nas camas dos hospitais”.

Durante a pandemia, padre Carlos afirmou que multiplicaram-se as notícias dos idosos sozinhos e que, depois da alta hospitalar, não tiveram ninguém para os acolher. O sacerdote recordou também aqueles que depois de uma vida inteira de trabalho, nada têm e vivem com tantas dificuldades.

Leia também
.: Proteger raízes e transmitir a fé: mensagem do Papa para o Dia dos Avós
.: Vaticano anuncia indulgência plenária no 1º Dia Mundial dos Avós

Evangelho da multiplicação dos pães

A partir da liturgia proclamada neste domingo, que relata a multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus sacia a multidão. O reitor do Santuário sublinhou que hoje este milagre concretiza-se na “partilha, na solidariedade e na generosidade”.

“Quando somos capazes de sair do nosso egoísmo e da nossa  indiferença diante do sofrimento dos outros e quando estamos disponíveis para partilhar os dons de Deus com os outros eles não só chegam para todos como sobram”, frisou.

Padre Carlos destacou que a generosidade, a partilha e a solidariedade nunca empobrecem ninguém. “São geradoras de vida e de vida em abundância”.

“Ele sacia a fome através da nossa partilha com os outros, da nossa disponibilidade e da nossa atenção aos outros”, acrescentou. O presbítero apontou o exemplo os Santos Pastorinhos que, depois das aparições, aprenderam a “compadecer-se” dos outros.

A celebração, de acordo com o sacerdote, pede a todos que não fiquem indiferentes. “Somos convidados a visitar os mais velhos, as pessoas que estão sozinhas” porque “esta é uma forma de partilha e de realizar milagres”, concluiu.

Após a homilia

Após a homília os peregrinos foram convidados a escutar e a rezar a oração do Papa para este dia. Um casal de avós conduziu o momento juntamente com voluntários do Santuário de Fátima.

A Igreja celebra o I Dia Mundial dos Avós e dos idosos, na véspera da festa litúrgica de Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. Na mensagem para este dia,  o Papa Francisco evoca o sofrimento dos mais velhos durante a pandemia.

“A pandemia foi uma tempestade inesperada e furiosa, uma dura provação que se abateu sobre a vida de cada um, mas a nós, idosos, reservou-nos um tratamento especial, um tratamento mais duro”, escreveu Francisco.

A mensagem, intitulada ‘Eu estou contigo todos os dias’, dirige-se aos avôs e avós de todo o mundo, em um “tempo difícil”.

“Muitíssimos de nós adoeceram – e muitos partiram –, viram apagar-se a vida do seu cônjuge ou dos seus entes queridos, e tantos – demasiados – viram-se forçados à solidão por um tempo muito longo, isolados”, recordou o Papa. Francisco apresenta-se como um idoso e sublinha a importância de manter viva a fé em um momento de particular sofrimento.

Fonte Canção Nova 





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 988612351

Visitas: 376849
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - RADIO E TV PENTECOSTES - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988612351
Converse conosco pelo Whatsapp!