(43)988612351

NO AR

Programa Orando Com Poder

Com Marquinho Momesso

Brasil

PROFISSIONAIS QUE COMPÕEM AS EQUIPES DE ECONOMATOS PODERÃO PARTICIPAR DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA CNBB

“Estaremos dando um testemunho porque quando temos uma gestão organizada, nós sinalizamos para a prática da coerência com a Palavra de Deus. Assim estaremos dando suporte à missão pastoral e ao anúncio da Boa Nova”, reforçou o ecônomo da CNBB.

Publicada em 02/04/24 às 10:37h - 3 visualizações

por CNBB


Compartilhe
 

Link da Notícia:

PROFISSIONAIS QUE COMPÕEM AS EQUIPES DE ECONOMATOS PODERÃO PARTICIPAR DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA CNBB  (Foto: CNBB )

A partir do dia 1º de abril, será aberto um novo lote de inscrições para profissionais que atuam nos economatos das arquidioceses e dioceses para participação no Seminário para Ecônomos promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 14 a 16 de maio, na Casa dom Luciano, localizada na quadra 905 Norte, em Brasília (DF).

Poderão se inscrever colaboradores como contadores e integrantes de departamentos financeiros. Também serão analisados pela equipe organizadora do evento, até o limite do número de vagas, integrantes de congregações e institutos de vida consagrada e outras instituições religiosas.

Ecônomos das arquidioceses e dioceses do Brasil e profissionais que auxiliam os bispos na gestão eclesial de Igrejas particulares vão aprofundar o tema “A gestão no Magistério da Igreja: o ofício do ecônomo na construção de uma Igreja credível e sustentável“.

De acordo com o ecônomo da CNBB, monsenhor Nereudo Freire Henrique, se traduzirá num momento importante e positivo para a Igreja no Brasil porque está sendo pensado como resposta às necessidades eclesiais no campo da gestão moderna. Tudo isso a partir das orientações do Código do Direito Canônico e das legislações Tributária e Contábil.

“Estaremos dando um testemunho porque quando temos uma gestão organizada, nós sinalizamos para a prática da coerência com a Palavra de Deus. Assim estaremos dando suporte à missão pastoral e ao anúncio da Boa Nova”, reforçou o ecônomo da CNBB.

Consep - fevereiro 2024

Gestão de excelência

Para o monsenhor Nereudo, com esse encontro, a CNBB sinaliza para a importância e a missão do ecônomo e como uma oportunidade de responder às necessidades da Igreja. “Esse encontro também responde aos anseios do Papa Francisco por uma Igreja com uma boa gestão com muita transparência”, disse.

Monsenhor Nereudo destaca ainda que será uma oportunidade de trocar diferentes experiências na área de gestão implementadas pelas dioceses, com ênfase para os aprendizados de práticas das dioceses com gestão de excelência. “Teremos conferencistas, especialistas em várias áreas contábil, trabalhista, auditoria e de ferramentas modernas”, reforçou.

Conferências do Seminário:

14 DE MAIO

  • 1ª Conferência: Transparência no economato à luz das iniciativas do Papa Francisco – Dom Giambatistta Diquattro, núncio apostólico do Brasil
  • 2ª Conferência: Gestão de Crise: navegando nos desafios e descobrindo oportunidades – Gerson Camarotti, jornalista da Globo
  • 3ª Conferência: A missão do ecônomo no Magistério do Papa Francisco – Dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina (MG)
  • 4ª Conferência: Tornando a contabilidade uma ferramenta vital na gestão

 

15 DE MAIO

  • 5º conferência: Governança na Cúria e nos organismos vinculados – professor Paulo Gontigo, Diretor de Finanças e Controladoria na Sociedade Mineira de Cultura
  • 6ª conferência: A questão patrimonial: mitigando riscos e prevenindo problemas na gestão de obras – Padre Vanderlei Bock, presbítero na arquidiocese de Porto Alegre
  • 7ª Conferência: Mitigando riscos trabalhistas nas dioceses e paróquias – advogada Vera Costa
  • 8ª Conferência: Comunicação efetiva na gestão de investimentos pastorais: estratégias para uma abordagem econômica e sustentável – Padre Arnaldo Rodrigues, assessor de Comunicação da CNBB
  • 9ª conferência: Orientações fiscais para organizações religiosas
  • 10ª conferência: Transparência: a importância da auditoria externa – Thiago Marinho, sócio da DCA auditores

16 DE MAIO

  • 11ª conferência: Temas jurídicos para a gestão do economato – advogado Hugo José Sarubbi Cysneiros Oliveira
  • 12ª Conferência: Gestão eclesial sustentável: o ecônomo e o imperativo canônico dos orçamentos
  • 13ª conferência: Gestão eclesial: case CNBB – monsenhor Nereudo e José Luna, membros do Conselho de Gestão da CNBB

Inscrições

O custo da inscrição é de R$ 350,00 por participante. Os valores da hospedagem em quarto individual e duplo, na Casa dom Luciano, onde acontece o evento, seguem no link abaixo.

No link é possível também encontrar sugestões de hotéis próximos com descontos nas diárias.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 988612351

Visitas: 381943
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - RADIO E TV PENTECOSTES - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988612351
Converse conosco pelo Whatsapp!