(43)988612351

NO AR

Terço de Maria Passa na Frente

radiopentecostes.com

Brasil

PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO PARA A VACANTE DIOCESE DE PRIMAVERA DO LESTE – PARANATINGA (MT)

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 4 de outubro, dom João Aparecido Bergamasco como bispo de Primavera do Leste – Paranatinga (MT), transferindo-o da sede episcopal de Corumbá (MS)

Publicada em 04/10/23 às 10:49h - 44 visualizações

por CNBB


Compartilhe
 

Link da Notícia:

PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO PARA A VACANTE DIOCESE DE PRIMAVERA DO LESTE – PARANATINGA (MT)  (Foto: CNBB )

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 4 de outubro, dom João Aparecido Bergamasco como bispo de Primavera do Leste – Paranatinga (MT), transferindo-o da sede episcopal de Corumbá (MS). A diocese encontrava-se vacante desde junho de 2023, quando o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia apresentado por dom Derek John Christopher Byrne, em razão de ter completado 75 anos, idade na qual os bispos devem fazer seu pedido de renúncia, conforme previsto no Código de Direito Canônico.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a dom João Aparecido Bergamasco .

Currículo e trajetória eclesial

Dom João nasceu em 15 de maio de 1967, em Marabá município de Tuneiras D’Oeste (PR). Ele é religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino).

Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1987 a 1988 e Teologia no mesmo instituto de 1990 a 1993. Padre Manoel fez o curso de Formador para a Vida Religiosa e Consagrada no Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), de 2009 a 2010.

Após sua ordenação, foi enviado em missão ao Estado de Rondônia onde trabalhou como vigário geral, de 1994 a 1995, na paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes. Foi o idealizador do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã. Também integrou o Conselho Presbiteral.

Em Cerejeiras (RO) onde permaneceu até o final de 1998, foi diretor da Rádio Comunitária FM, assessor da Pastoral da Juventude da área episcopal. Em 2001, assumiu como reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Manaus (AM). Foi reitor do seminário São Vicente Pallotti em Palotina (PR) até o fim de 2010. Em 2011 assumiu a missão de ser diretor financeiro da gráfica e editora Pallotti, em Porto Alegre (RS). Em 2012 volta à Manaus (AM) onde exerceu vários serviços.

Em 19 de dezembro de 2018, o Papa Francisco o nomeou como 14º bispo para a diocese de Corumbá (MS). Foi ordenado em 3 de março de 2019. Em 23 do mesmo mês foi empossado oficialmente como bispo da diocese.

Dom João Aparecido Bergamasco é membro da Comissão Episcopal para a Comunhão e Partilha e também da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB.

Saudação a Dom João Aparecido Bergamasco

 

Estimado irmão, Dom João Aparecido Bergamasco

Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo bispo da diocese de Primavera do Leste – Paranatinga (MT). Expressamos nossos parabéns e votos de um frutuoso ministério no Mato Grosso e no regional Oeste 2 da CNBB.

Ao saudá-lo, recordamos um trecho da mensagem do Papa Francisco em vídeo de outubro com a intenção de oração que o Pontífice confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa:

“Através da oração e do discernimento, o Espírito Santo nos ajuda a realizar o ‘apostolado do ouvido’, ou seja, escutar com os ouvidos de Deus para poder falar com a palavra de Deus. E assim nos aproximarmos do coração de Cristo, do qual brota nossa missão, e da voz que atrai para Ele. Uma voz que nos revela o centro da missão, que é chegar a todos, buscar a todos, acolher a todos, envolver a todos, sem excluir ninguém.”

Que São Francisco Xavier, padroeiro da Igreja Particular à qual está sendo enviado e também padroeiro universal das missões, inspire o irmão a avançar, com o povo de Deus da diocese de Primavera do Leste – Paranatinga (MT), para águas mais profundas.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 988612351

Visitas: 381972
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - RADIO E TV PENTECOSTES - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988612351
Converse conosco pelo Whatsapp!