(43)988612351

NO AR

Orando Com Poder - Marquinho Momesso

radiopentecostes.com

Brasil

PAPA FRANCISCO ACOLHE RENÚNCIA DE DOM ANTÔNIO FERNANDO BROCHINI E NOMEIA NOVO BISPO PARA DIOCESE DE ITUMBIARA (GO)

O Papa Francisco acolheu, nesta quinta-feira, 13 de julho, o pedido de renúncia apresentado por dom Antônio Fernando Brochini, em razão de ter completado 75 anos conforme previsto no Direito Canônico. Ao mesmo tempo, o Santo Padre nomeou o atual bisp

Publicada em 13/07/23 às 17:02h - 38 visualizações

por CNBB


Compartilhe
 

Link da Notícia:

PAPA FRANCISCO ACOLHE RENÚNCIA DE DOM ANTÔNIO FERNANDO BROCHINI E NOMEIA NOVO BISPO PARA DIOCESE DE ITUMBIARA (GO)  (Foto: CNBB )

O Papa Francisco acolheu, nesta quinta-feira, 13 de julho, o pedido de renúncia apresentado por dom Antônio Fernando Brochini, em razão de ter completado 75 anos conforme previsto no Direito Canônico. Ao mesmo tempo, o Santo Padre nomeou o atual bispo auxiliar de Brasília, dom José Aparecido Gonçalves, como novo bispo para a diocese de Itumbiara, em Goiás, no mesmo dia que marca a sua ordenação episcopal. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao novo bispo emérito e saudação ao novo bispo de Itumbiara.

Novo bispo de Itumbiara
Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida nasceu no dia 21 de julho de 1960, em Ourinhos (SP). Frequentou o curso de filosofia no seminário arquidiocesano de Londrina (PR) por um ano, completando-o nas faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo (1980-1982), onde também fez os estudos teológicos, na faculdade Nossa Senhora da Assunção (1983-1986). Foi ordenado presbítero na arquidiocese de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1986, e sucessivamente incardinado na diocese de Santo Amaro (SP), aos 15 de março de 1989.

Em 1990, foi enviado a Roma para uma especialização em Direito Canônico. Em 1994 foi convidado para trabalhar no Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, exercendo a função de Adido de Secretaria até 2010. Em 2010, o Papa Bento XVI o nomeou prelado de honra de Sua Santidade e subsecretário do Dicastério, função que exerceu até à nomeação episcopal. Durante a sua permanência em Roma, prestou colaboração pastoral em várias atividades da diocese de Roma: foi capelão da Clínica Sacra Famiglia e confessor extraordinário da Basílica de São Pedro durante o Grande Jubileu do ano 2000.

Na Santa Sé, foi comissário para a defesa do vínculo das causas de Matrimônio ratificado e não consumado (pela Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, competência que passou a seguir para a Rota Romana); membro da Comissão de Arbitragem e Conciliação do Ofício do Trabalho da Sé Apostólica (ULSA).

Foi convidado a trabalhar também em diversas comissões interdicasteriais para estudar questões de governo da Igreja que envolviam a competência de vários dicastérios, além de várias colaborações ocasionais com outros; foi Consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Atualmente, colabora com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica como auxiliar de comissariamento de alguns institutos. Recebeu o título de doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma.

Foi ordenado bispo auxiliar de Brasília em 13 de julho de 2013 pelo cardeal Sergio da Rocha. Após a transferência de dom Sergio da Rocha para a sede primacial de São Salvador da Bahia, dom José Aparecido foi eleito dia 8 de junho de 2020 para a função de administrador diocesano de Brasília até dia 12/12/2020. Na CNBB, colaborou na tradução brasileira do Missal Romano e também integrou a comissão de elaboração do Novo Estatuto e Regimento da instituição.

Bispo emérito
Dom Antônio Fernando Brochini nasceu em Rio Claro (SP) no dia 10 de novembro de1946. É membro da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos). Em 1958, após seus estudos primários, ingressou na escola apostólica Santa Cruz, dos Estigmatinos, em sua terra natal. Fez os estudos ginasial e colegial em Ribeirão Preto (SP), no Instituto Missionário Venerável Gaspar Bertoni. Em Campinas, cursou Filosofia no Instituto Estigmatino, cuja conclusão aconteceu no ano de 1967.

Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, entre 1967 e 1970, licenciou-se em Pedagogia, especializando-se posteriormente em Administração Escolar e Supervisão Educacional. De 1970 a 1973, cursou Teologia no Instituto João XXIII, na capital paulista, sendo que nesta mesma época exerceu a função de vice-diretor do Instituto de Ensino Sagrada Família, em São Caetano do Sul (SP).

Fez sua profissão religiosa em 3 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote aos 8 de dezembro do mesmo ano. De 1974 a 2001, exerceu as seguintes atividades na Província Estigmatina em Goiás e no Distrito Federal: formador do Seminário Menor, superior local e Provincial, diretor do ginásio senador Hermenegildo Moraes, pároco de Nossa Senhora do Carmo e mestre de Noviços; formador dos estudantes Professos Estigmatinos e diretor geral e administrativo do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG), em Goiânia; superior provincial em Brasília e Morrinhos; formador dos estudantes de Filosofia e superior provincial em Goiânia.

Em 12 de dezembro de 2001, foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal (SP) e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de março do ano seguinte. Tornou-se bispo diocesano no dia 25 de junho de 2003, sucedendo a dom Luiz Eugênio Perez. Em 15 de outubro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Itumbiara (GO). Tomou posse canônica na catedral Santa Rita de Cássia de Itumbiara, em 3 de janeiro de 2015

Saudação a Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida

 

Estimado irmão, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida,

Com alegria, recebemos a notícia de sua nomeação como novo bispo de Itumbiara (GO), na mesma data que marca o aniversário de 10 anos de sua ordenação episcopal. Expressamos nossos parabéns e votos de um frutuoso ministério nas terras goianas, sob a proteção de Santa Rita de Cássia, padroeira da diocese para a qual está sendo enviado.

Ao saudá-lo, recordamos as palavras do Papa Francisco, na Audiência Geral, de 15 de março deste ano, proferidas em sua catequese sobre a paixão de evangelizar, na qual recordou o que significa ser Apóstolo nos tempos atuais:

“O testemunho dos primeiros cristãos ilumina também o nosso apostolado na Igreja hoje. As suas experiências mostram-nos que é Deus quem nos escolhe e nos dá a graça da missão – que às vezes parece sobrecarregar nossas capacidades ou não corresponder às nossas expectativas – e que a este dom gratuito deve ser respondido gratuitamente. (…) É um chamado que nos permite desempenhar a nossa tarefa apostólica de maneira ativa e criativa, segundo os dons e carismas que recebeu”.

Que a fé inabalável de Santa Rita de Cássia, capaz de converter e reavivar a fé no coração dos incrédulos de seu tempo, possa ser força e ânimo para essa nova etapa em seu ministério.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Agradecimento a Dom Antônio Fernando Brochini

Estimado irmão, Dom Antônio Fernando Brochini,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal, primeiro como bispo coadjutor de Jaboticabal (SP) e, mais tarde, como o oitavo bispo da Igreja Particular de Itumbiara, em Goiás.

O quadro da diocese, da qual agora se tornará emérito após nove anos de pastoreio, expressa o que traduz o seu lema episcopal “Testemunho de Comunhão”, uma Igreja organizada em regiões pastorais, serviços, conselhos, pastorais, movimentos eclesiais e organismos do povo de Deus.

Agradecemos imensamente o seu incansável trabalho na formação cristã de fiéis e de seminaristas, com destaque especial para o seu trabalho como diretor do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG).

Sob a proteção e guarda de seu cajado, a Igreja Particular de Itumbiara viu fortalecer a ação redentora de Jesus Cristo, que vai permitindo a vivência mais eficaz da fé através de uma diocese organizada para responder melhor aos desafios e necessidades da evangelização.

Que agora nesta nova fase de seu ministério, o senhor continue servindo com a plena consciência de que a emeritude implica também num momento novo de sua missão para o bem da Igreja. Rogamos a Deus que lhe cubra de bênçãos.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 988612351

Visitas: 381820
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - RADIO E TV PENTECOSTES - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988612351
Converse conosco pelo Whatsapp!