(43)988612351

NO AR

Programa Emanuel Deus Conosco

Com Marquinho Momesso

Brasil

FALECEU NESTE DOMINGO, 27, O BISPO EMÉRITO DE ARAÇATUBA (SP), DOM JOSÉ CARLOS CASTANHO DE ALMEIDA, AOS 91 ANOS

O bispo diocesano de Araçatuba (SP), dom Sergio Krzywy comunicou, em nota, o falecimento na madrugada deste domingo, 27 de fevereiro, do arcebispo bispo emérito da diocese dom José Carlos Castanho de Almeida, aos 91 anos, na cidade de Sorocaba (SP),

Publicada em 28/02/22 às 10:20h - 71 visualizações

por CNBB


Compartilhe
 

Link da Notícia:

FALECEU NESTE DOMINGO, 27, O BISPO EMÉRITO DE ARAÇATUBA (SP), DOM JOSÉ CARLOS CASTANHO DE ALMEIDA, AOS 91 ANOS  (Foto: CNBB)

O bispo diocesano de Araçatuba (SP), dom Sergio Krzywy comunicou, em nota, o falecimento na madrugada deste domingo, 27 de fevereiro, do arcebispo bispo emérito da diocese dom José Carlos Castanho de Almeida, aos 91 anos, na cidade de Sorocaba (SP), onde estava vivendo na presença e sob os cuidados de seus familiares desde quando entrou para a emeritude em setembro de 2003.

Velório, Exéquias e sepultamento

O velório de dom José ocorrerá primeiramente em Sorocaba, na catedral metropolitana Nossa Senhora da Ponte, neste domingo, (27/2). Às 18 e às 20 serão celebradas missas de corpo presente, presididas pelo arcebispo dom Júlio Endi Akamine na catedral. Logo após terá início o traslado do corpo com a previsão da chegada à catedral diocesana Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba nesta segunda, (28/2), às 10h, quando segue o velório aberto ao público.

A missa das Exéquias será celebrada, às 17h, pelo bispo diocesano, dom Sergio Krzywy. O sepultamento ocorrerá logo após a missa, na cripta da catedral. Em nota divulgada na página do Facebook da diocese de Araçatuba, dom Sergio pediu “a unidade e as orações de todos os diocesanos neste momento de luto em nossa Diocese”.

Trajetória e testemunho eclesial

Filho de Accacio Castanho de Almeida e Joanna Pires Castanho, dom José Castanho nasceu em Guareí (SP), no dia 14 de maio de 1930. Estudou Filosofia no seminário central do Ipiranga (SP) e na Universidade Mogi das Cruzes (SP). Realizou os estudos de Teologia na faculdade Nossa Senhora Assunção (SP) e formou-se bacharel em Direito pela faculdade de Direito de Sorocaba (SP). Sua ordenação sacerdotal foi em Sorocaba (SP) no dia 8 de dezembro de 1953.

Foi pároco da catedral de Nossa Senhora da Ponte, vigário geral da diocese de Sorocaba e diretor espiritual do seminário diocesano de São Carlos Borromeu. Foi nomeado bispo em 10 de março de 1982 e, em de maio do mesmo ano, ordenado pelas mãos de dom Paulo Evaristo Cardeal Arns, em Sorocaba. Foi nomeado bispo auxiliar de Santos (SP), onde ficou até 9 de setembro de 1987.

Seu lema episcopal é “Scio Cui Credidi” (Sei em quem acreditei).

Enquanto esteve na diocese de Santos foi nomeado vigário episcopal da Região Norte (Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba). Em 25 de outubro de 1987 tomou posse como bispo da diocese de Itumbiara (GO). De 1994 a 2003, foi o primeiro bispo da diocese de Araçatuba (SP). Desde então passou a viver em Sorocaba (SP), sob os cuidados de sua família.

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de
Dom José Carlos Castanho de Almeida

Brasília-DF, 27 de fevereiro de 2022

Estimado irmão, Dom Sergio Krzywy,
Bispo diocesano de Araçatuba (SP)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de Dom José Carlos Castanho de Almeida, bispo emérito da diocese de Araçatuba (SP), na madrugada deste domingo, 27 de fevereiro.

Expressamos nosso pesar e sentimentos a todo o clero, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, leigos, agentes de pastoral e a todo povo de Deus da Igreja particular de Araçatuba.

Agradecemos a Deus a contribuição que dom José Carlos deu à Igreja no Brasil, servindo às dioceses de Santos, Itumbiara e Araçatuba, nos Regionais Sul 1 e Centro-Oeste da CNBB, espalhando o “perfume do Evangelho” e servindo ao povo de Deus.

Nossa solidariedade ao senhor, aos familiares, aos amigos e a  todo o povo de Deus das dioceses por onde dom José Carlos passou  e deixou marcas de sua presença como pastor.

Receba nosso abraço e nossas orações pelo descanso eterno de Dom José Carlos Castanho de Almeida.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo eleito de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 988612351

Visitas: 381866
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - RADIO E TV PENTECOSTES - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988612351
Converse conosco pelo Whatsapp!