(43)988016280

NO AR

Som do Céu

radiopentecostes.com

Brasil

SEGUINDO AS DETERMINAÇÕES DOS DECRETOS DE PREVENÇÃO À COVID-19, IGREJAS PARTICULARES REZAM MISSAS PELO DIA DE FINADOS

Segundo a tradição da Igreja Católica, o dia dos fiéis falecidos, dia de finados, é celebrado no dia 2 de novembro. Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do an

Publicada em 31/10/21 às 11:26h - 21 visualizações

por CNBB


Compartilhe
   

Link da Notícia:

SEGUINDO AS DETERMINAÇÕES DOS DECRETOS DE PREVENÇÃO À COVID-19, IGREJAS PARTICULARES REZAM MISSAS PELO DIA DE FINADOS  (Foto: CNBB)

Segundo a tradição da Igreja Católica, o dia dos fiéis falecidos, dia de finados, é celebrado no dia 2 de novembro. Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.

A própria doutrina da Igreja ensina que este é papel de todo cristão – rezar pelos que nos precederam na morte. É assim, aliás, que o entendeu o novo Catecismo da Igreja Católica, ao expor que “os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu.” (nº 1030).

Sempre ensinou também a Igreja Católica que, aos mortos que devem ser purificados, muito ajudam os sufrágios, preces e sacrifícios dos irmãos vivos, visto o imenso tesouro da chamada “comunhão dos santos”. Para ensinar esta doutrina, a Igreja sempre se amparou no texto bíblico do primeiro livro dos Macabeus 12, 38-45, que assim conclui: “É, pois, santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados.”

“Este é o motivo de nossas orações pelos falecidos. Cremos que estão vivos. Cremos que a fé em Cristo os salvou. Não esquecemos, porém, que muitas fragilidades humanas talvez impeçam a sua imediata acolhida na visão beatífica. E por eles oferecemos preces e sacrifícios, especialmente no Dia de Finados, para que, quanto antes, lhes resplandeça a luz da bem-aventurança”.

Missas de Finados

As arquidioceses e dioceses estão divulgando suas programações de missas de Finados.

Em Juazeiro do Norte (CE), a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores informou que as celebrações atenderão às determinações dos decretos, estadual e municipal, de prevenção à Covid-19, vigentes no período, bem como as orientações pastorais da diocese de Crato para as missas.

Neste ano, haverá uma Romaria que se inicia no dia 29 de outubro e vai até o dia 2 de novembro. “Essa romaria traz para nós essa experiência, é uma retomada consciente que o coronavírus ainda não acabou, por isso que todos os cuidados devem ser redobrados. Ao mesmo tempo, é uma romaria de gratidão por estarmos retomando os nossos encontros. Nesta romaria também queremos rezar pelos romeiros que tiveram suas vidas ceifadas por causa do coronavírus”, disse o pároco da Basílica Santuário, padre Cícero José da Silva.

A programação pode ser acessada (AQUI).

Neste ano, na diocese de Barra da Piraí-Volta Redonda (RJ), a programação começará com a Santa Missa às 9h na Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí, presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Henrique. Em seguida, haverá a cerimônia de apresentação do memorial em homenagem aos falecidos. A iniciativa será composta por um monólito e três placas explicando sobre o significado do símbolo.

O gesto faz menção ao atual momento que o mundo vem sofrendo, mas também remete há cem anos antes da criação da diocese. O responsável pelo setor Sant’Ana, padre Paulo Sérgio de Almeida, explicou sobre a motivação da criação do memorial.

“Atualmente próximos das comemorações de seu centenário uma nova pandemia assolou o mundo, a pandemia da Covid-19 tem imposto dificuldades e restrições, como que desafiando a Igreja de Barra do Piraí- Volta Redonda a relembrar o caráter profético que marcou seu nascimento e vários momentos de sua história. Novamente se fez necessário que a Igreja fosse presença consoladora nestas terras, assim como em seu nascimento”, declarou.

Em Guarapuava (PR), a coordenação do Decanato Centro da diocese está convidando toda a comunidade para acompanhar as celebrações que serão realizas nos cemitérios das cidades no dia 2 de novembro. No entanto, a diocese lembra que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou, e por isso recomenda o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social durante as celebrações. Confira a programação (AQUI).

diocese de Campo Mourão (PR) também noticiou que o Cemitério Municipal São Judas Tadeu de Campo Mourão retornará com a Novena em preparação para o dia de Finados. No ano passado, não foi realizado a novena devido ao pico da pandemia.

Do dia 24 de outubro a 1 de novembro, as celebrações serão às 19 horas. No dia 2, dia de Finados, serão celebradas 7 missas. Todas as missas serão presididas pelos padres do Decanato de Campo Mourão. As missas terão intervalo de 2 horas, sendo os horários às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.

Padre Genivaldo Barboza, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia que é responsável pela novena, ressalta a importância de manter os cuidados e medidas contra o coronavírus, que infelizmente ainda é uma realidade presente. “Mesmo sendo um ambiente aberto, pedimos a todos a colaboração em manter o distanciamento, a utilização de álcool, e não ignorar o uso correto de máscara”, disse. Confira o horário das missas (AQUI).

Em Nova Friburgo, conforme ocorrido no ano anterior, não acontecerão as tradicionais celebrações na Capela Mortuária do Cemitério São João Batista, no Centro da cidade. As missas foram transferidas para as comunidades situadas próximas ao cemitério, sendo elas: Catedral Diocesana São João Batista, no Centro (8h, 10h e 17h); Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis, no Centro (9h30 e 17h) e Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypu (8h e 10h).

O bispo diocesano, dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá a missa pelos fiéis defuntos na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, às 10h. A cerimônia será transmitida ao vivo pelas redes sociais da diocese de Nova Friburgo (Facebook e YouTube). Informações quanto à participação podem ser obtidas pelo telefone da Catedral: (22) 2522-1764.

 

Acessa o site de sua diocese/arquidiocese para informações sobre as celebrações.

 

Com informações das dioceses/arquidioceses



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 98801-6280

Visitas: 74725
Usuários Online: 29
Copyright (c) 2022 - radiotvpentecostes@gmail.com - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988016280