(43)988612351

NO AR

Som do Céu

radiopentecostes.com

Brasil

FNS APOIA ENCONTRO QUE FORTALECE A ORGANIZAÇÃO DA PASTORAL DO SURDO E DOS INTERPRETES CATÓLICOS NO BRASIL

De 22 a 25 de janeiro de 2020 foi realizado, na casa de retiro Monte Tabor, em Belém do Pará, o Encontro Nacional da Pastoral do Surdo e dos Interpretes Católicos com a participação de 102 pessoas, entre surdos, intérpretes e religiosos, sendo 39 homens e

Publicada em 19/03/21 às 10:22h - 127 visualizações

por CNBB


Compartilhe
 

Link da Notícia:

FNS APOIA ENCONTRO QUE FORTALECE A ORGANIZAÇÃO DA PASTORAL DO SURDO E DOS INTERPRETES CATÓLICOS NO BRASIL  (Foto: CNBB)

De 22 a 25 de janeiro de 2020 foi realizado, na casa de retiro Monte Tabor, em Belém do Pará, o Encontro Nacional da Pastoral do Surdo e dos Interpretes Católicos com a participação de 102 pessoas, entre surdos, intérpretes e religiosos, sendo 39 homens e 53 mulheres (adultos) e 10 jovens. O encontro recebeu apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, a partir dos recursos doados à Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade 2019 cujo tema foi “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Segundo o padre Wanderson Jorge da Costa Barata, responsável pela ação, o objetivo central do projeto foi capacitar o surdo, proporcionando-lhe conteúdos adaptados à sua realidade, promover a formação na área da tradução/interpretação e habilitar a comunidade surda para participar das muitas atividades da Igreja.

De acordo com o representante da Pastoral dos Surdos, as atividades com os surdos requerem a utilização de tecnologia visual e da comunicação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Em função disto, destaca, foram usados os recursos de datashow para a transmissão dos conteúdos durante as palestras e em outros momentos trabalhos em grupos e plenárias utilizando materiais de papelaria (cartolinas, canetas, entre outros). Na programação, também foram previstos momentos de partilha de experiências dos participantes.

Utilização de tecnologia visual e da comunicação nas palestras. Fotos: Arquivo Pastoral Nacional dos Surdos

Como um dos conteúdos, eles apronfundaram a promoção da missão evangelizadora da Pastoral do Surdo e o chamado de Deus para a missão. “Refletimos sobre o papel do surdo e do intérprete da missão de evangelização e garantia de direitos e políticas públicas para esta população”, informou padre Wanderson.

Eles também refletiram sobre os temas “Surdo evangelizando Surdo à luz do catecismo” e “Intérprete evangelizando intérprete à luz do catecismo”, aprofundamentos que proporcionaram aos surdos e intérpretes conhecer o catecismo e como apoiar as ações sociais da igreja na missão de Batizados e Enviados.

O representante da Pastoral dos Surdos aponta como principal resultado alcançado com este encontro a conscientização sobre os direitos e deveres dos surdos e a capacitação dos agentes de pastoral.  “Refletimos sobre a realidade da Pastoral do Surdo no Brasil e como podemos fortalecer os trabalhos e garantir aos surdos uma vida digna proporcionando a eles a inclusão na igreja e demais espaços sociais”, finaliza o padre Wanderson .

Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha de cada ano.

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.

Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).

Fonte CNBB




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 988612351

Visitas: 379978
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - RADIO E TV PENTECOSTES - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988612351
Converse conosco pelo Whatsapp!